lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce supera meta de doações de sangue
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce supera meta de doações de sangue
Qua, 30 de Dezembro de 2015 18:21

 alt



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, já ultrapassou a meta de doações de sangue prevista para este ano e recebeu mais de 110 mil doações em todo o estado. A meta era alcançar a marca de pelo menos 108 mil doações de sangue no Ceará. Até esta quarta-feira, 30, foram registradas 110.022 bolsas de sangue coletadas pela Hemorrede Estadual, um incremento de 4,5% do número de doações de sangue, quando comparado a todo o período do ano passado que registrou 105.279. “Esse resultado é a confirmação de que as pessoas são solidárias e têm a doação de sangue como um compromisso”, fala a coordenadora da captação de doadores, Nágela Lima.

De acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 1 a 3% da população faça isso regularmente. O índice cearense atual de doadores é de aproximadamente 1,23%. Apesar de o Hemoce ter alcançado a expectativa do número de doadores de sangue para este ano, a coordenadora da captação reforça o convite para que mais pessoas se voluntariem como doadoras. “Estamos nos aproximando de mais um feriado prolongado, seguido de férias escolares, por isso é muito importante que as pessoas dediquem um tempinho do seu dia, não deem férias à solidariedade e ajudem a quem mais precisa, doando sangue”, diz Nágela.

Doador regular, Aluísio de Sousa, 54, é um dos voluntários que doa pelo menos três vezes ao ano. Ele conta que sempre reserva um horário do seu tempo para a doação de sangue e exibe com satisfação a carteirinha de doador. “Tem tanta gente precisando de uma atitude como essa. Pra mim é simples, mas pode ser essencial na vida de quem depende da transfusão, né? Por isso eu venho regularmente e vou continuar doando enquanto puder”, afirma.

Para facilitar o acesso da população às unidades de coleta, o Hemoce ampliou os locais de doação. Além da sede do Hemocentro coordenador e o posto de coleta no IJF, foi montada uma estrutura de coleta de sangue na Praça do Ferreira até 30 de janeiro. As doações podem ser realizadas das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8 às 14 horas. Fora da capital cearense, o Hemoce funciona com atendimento nos hemocentros regionais nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral.

O sangue doado no Hemoce abastece 388 serviços de saúde no Ceará, ajudando diariamente pacientes que precisam da transfusão de sangue. A diretora geral do Hemoce explica que uma única doação pode salvar de três até quatro vidas. “O sangue pode ser dividido em três componentes: plasma, plaquetas, hemácias e formar ainda o crioprecipitado que pode ser usado em diversas situações clínicas”, explica.

O que é necessário para doar:
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).



Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5