lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce apresenta projeto do 1º Banco de Tecidos Ovarianos do Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce apresenta projeto do 1º Banco de Tecidos Ovarianos do Ceará
Qua, 12 de Agosto de 2015 21:00

 bancotecido

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, apresentou na tarde desta quarta-feira (12) os primeiros resultados do projeto do Banco de Tecidos Ovarianos do Ceará. O evento contou com a ilustre presença do coordenador do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Heder Murari Borba, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, a secretária-executiva da Secretaria da Saúde do Estado, Lilian Beltrão, a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, o superintendente do Hospital Universitário Walter Cantídio, Luciano Moreira, o coordenador do Banco de Cordão Umbilical e Placentário, Fernando Barroso, o responsável pelo programa de transplante de fígado no estado, José Huygens Parente Garcia e o médico oncologista Luiz Porto, presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos - GEEON.

bancotecido1

A nova técnica apresentada pelo médico ginecologista Dr. João Marcos de Meneses, responsável pelo projeto, é resultado de uma pesquisa que permite que mulheres com diagnóstico de câncer possam manter sua fertilidade após o tratamento oncológico. Os ovários das pacientes que se submetem a radioterapia ou quimioterapia sofrem agressão química ou física durante o tratamento contra o câncer, podendo causar a infertilidade e até a menopausa precoce, ou seja, impossibilitando ou dificultando futuras gestações. A nova técnica, ainda em fase experimental, consiste na extração de uma parte do ovário, para que, posteriormente, seja reimplantado na paciente. As partes dos ovários coletadas são criopreservadas e armazenadas no Hemoce e podem ficar congeladas por tempo indeterminado, até que as pacientes estejam em condições de realizarem o procedimento de reimplante. Isso se dá após os critérios de cura para o câncer.

De acordo com Dr. João Marcos o novo procedimento é uma grande conquista para o serviço de saúde do estado. O Ceará tem o primeiro banco de sangue público do país a realizar o procedimento. "Todo apoio necessário para implantação do banco de tecido ovariano será dado pelo SNT. O Ceará é o farol do Nordeste, assim como São Paulo é para o Sudeste." afirmou Dr. Heder Murari. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sr. Inácio Arruda, sugeriu uma parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) para apoiar a pesquisa, desenvolvimento e efetivação do serviço no Ceará.

bancotecido2

Para a diretora do Hemoce, Dra. Luciana Carlos, o projeto é uma grande oportunidade de oferecer a população cearense mais um serviço de qualidade gratuito. "O banco de tecidos ovarianos ajudará a reescrever a história de muitas mulheres cearenses. É uma responsabilidade muito grande dizer para uma paciente que ela poderá fazer seu tratamento e depois dar continuidade ao seu sonho de ser mãe." afirma Dra. Luciana. O Hemoce já possui um banco de armazenamento de células do sangue do cordão umbilical e da placenta. Este serviço está disponível para a população desde 2010.

O projeto de pesquisa contempla somente 20 mulheres, mas com a pactuação do estado e do governo federal esse procedimento poderá ser realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é fruto da parceria entre o HEMOCE e a Universidade Federal do Ceará, através do GEEON e da  Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

 

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO

Para as mulheres que desejam realizar o procedimento, é preciso:
- ter menos de 40 anos
- ainda apresentar ciclos menstruais
- a coleta deve ser feita antes ou nas fases iniciais das sessões de quimioterapia/radioterapia.

 

--
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (85) 3101.2308

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5