Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Animação e solidariedade marcam Dia Mundial do Doador
Animação e solidariedade marcam Dia Mundial do Doador
Ter, 16 de Junho de 2015 08:26

Ao som da quadrilha infantil Amor Nordestino, mais de 200 pessoas passaram pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, neste sábado (13). Quem reservou o dia para realizar a doação voluntária de sangue participou da festa em alusão ao Dia Mundial do Doador (14 de junho). Em  clima junino, com direito a um lanche diferenciado com comidas típicas e uma decoração especial, na recepção dos doadores foi oferecido aos candidatos à doação uma série de serviços como: design de sobrancelhas, aferição de glicemia, ginástica laboral, tudo com o objetivo de agradecer a essas pessoas dedicam um pouco do seu tempo em prol da doação de sangue.

A festa também contou com a animação dos humoristas madame Mastrogilda e Papudim, que são parceiros do hemocentro há algum tempo e sempre que podem utilizam a sua irreverência e inconfundível bom humor para conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue. A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, agradeceu a contribuição de todos e convidou os presentes para cantar parabéns em homenagem a todos os doadores que são os responsáveis por salvar diariamente diversas vidas em todo o estado do Ceará.

Ainda houve quem comemorasse em dose dupla: Rafael Maciel viu na televisão que o Hemoce estaria em festa neste sábado e veio celebrar seus 22 anos realizando sua primeira doação voluntária de sangue. "É gratificante poder contribuir com a vida através de um gesto tão simples como a doação voluntária de sangue. Foi muito bom ser recebido com essa festa e com certeza eu vou voltar", disse feliz Rafael.

Hoje, o Hemoce é responsável por toda a rede SUS do estado e precisa receber cerca de 220 doações diárias apenas no hemocentro coordenador, por este motivo, constantemente campanhas são realizadas com o intuito de conscientizar a população. As doações podem ser realizadas no hemocentro coordenador, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá) e no hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Além disso, todos os dias o Hemoce realiza coletas externas.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Para os menores de 18 anos é preciso apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Confira a galeria de imagens: clique aqui