lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce comemora Dia Mundial da Hemofilia com atividades ao ar livre
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce comemora Dia Mundial da Hemofilia com atividades ao ar livre
Qua, 06 de Maio de 2015 10:53

alt

Correr, brincar e aproveitar a infância com qualidade, hoje esta é a realidade dos mais de 300 pacientes beneficiados pelo ambulatório de coagulopatias hereditárias do Hemoce e foi assim que o hemocentro comemorou o Dia Mundial da Hemofilia (17 de abril) nesta terça-feira (5). Os pacientes do hemocentro foram ao Ecopoint, acompanhados de seus pais e da equipe multidisciplinar do Hemoce. As crianças aproveitaram o dia com direito a arvorismo, banho de piscina, passeio a cavalo, dentre outras atividades ao ar livre.

Entre o verde das árvores e os animais soltos pelo parque, o que mais chamava atenção era o sorriso estampando no rosto de cada criança. De acordo com a Lyla Barroso, psicóloga do Hemoce, esse momento de interação é essencial tanto para os pacientes, quanto para os pais, assim eles podem compartilhar experiências e perceberem que não estão sozinhos. José Evandro, pai de Ednardo de apenas quatro anos, reconhece a importância desses momentos de diversão para o filho e não falta um evento,  "Eu sei o quanto essas horas fora do ambulatório  importantes para o tratamento do meu filho. Fico feliz em trazê-lo para ele possa participar e aproveitar com os colegas", disse José sobre o passeio.

A escolha do parque como local para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia foi proporcionar um momento diferente para as crianças que, diariamente, vão ao ambulatório para realizar o tratamento. "Estamos aqui para aproveitar e mostrar que é importante brincar, cada um com seu cuidado particular, mas se exercitar é fundamental para todos vocês", disse Stella Maia, enfermeira do ambulatório. 

alt

A hemofilia é uma doença genética causada pela ausência dos fatores VIII ou IX da coagulação, levando a um sangramento por mais tempo. O tratamento é feito através da reposição desses fatores, que  são proteínas do sangue, para que o sangramento seja controlado. Atrelado a medicação, esses pacientes tem acompanhamento psicológico, odontológico e fisioterapia.

A vida das pessoas com hemofilia é bem diferente de antigamente. Há 30 anos praticar atividades físicas não era possível, hoje, com a profilaxia, que consiste na aplicação do fator de coagulação para prevenir que aconteçam episódios de sangramento, os pacientes podem praticar jogar futebol, fazer educação física como qualquer outra criança. O Adriel, de apenas 5 anos, é paciente do Hemoce desde seu primeiro mês de vida. De acordo com a mãe, Elisângela Evangelista, é possivel observar a evolução do filho e como ele cresce com qualidade aproveitando todos os momentos da maneira que uma criança tem direito. 

O objetivo do Hemoce é proporcionar, através de toda a assistência, que esses pacientes tenham uma rotina normal até a vida adulta. Com todas as conquistas alcançadas até hoje, com a conscientização dos pais, pacientes e a realização do tratamento corretamente, com certeza essas pessoas vão viver com qualidade. As Coagulopatias Hereditárias possuem atendimento em toda Hemorrede do Ceará. O Hemoce, além de Fortaleza, possui unidades em Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e o hemonúcleo em Juazeiro do Norte. 

alt

O Hemoce agradece e conta sempre com a colaboração dos parceiros que tornaram o evento possível: Detran, Baxter, Ecopoint Parque.

Confira a galeria de imagens: clique aqui

Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias
(85) 3101.2310

 


Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 3101.2308

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5