Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce comemora Dia Mundial da Doença Falciforme
Hemoce comemora Dia Mundial da Doença Falciforme
Qua, 25 de Junho de 2014 15:45

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, comemora nesta quinta-feira (26), às 8 horas, no auditório do hemocentro coordenador, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, originalmente comemorado no dia 19 de junho. Uma programação especial para os pacientes do ambulatório foi organizada com o intuito de promover a conscientização e informar a sociedade em relação a essa doença hereditária.

Os presentes no auditório vão assistir uma palestra sobre a história da doença falciforme, que será ministrada por Osanildo Nascimento, coordenador do ambulatório de hemoglobinopatias do Hemoce, e uma apresentação de teatro, também falando da doença.

O Hemoce oferece atendimento às pessoas que possuem a doença falciforme em todos os hemocentros regionais (Crato, Quixadá, Sobral, Iguatu) e no hemonúcleo de Juazeiro do Norte.

O Hemocentro Regional de Sobral também organizou um solenidade  em alusão ao dia, que acontece nesta quinta-feira (26), às 8h, no auditório da instituição. Será uma manhã de palestras que abordam os temas: Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, Úlceras de membros inferiores: Prevenção e Tratamento e Doença Falciforme: uma das Doenças Genéticas e Hereditárias mais comuns no mundo.

O Hemocentro Regional do Crato, por sua vez, comemora na sexta-feira (27), às 8h, no auditório do hemocentro. Haverá duas palestras, a primeira aborda a Doença Falciforme,  e a segunda,  Saúde Oral.

Doença Falciforme

É uma doença hereditária causada por uma alteração no glóbulo vermelho (hemácias), que adquirem uma forma de foice e têm uma maior dificuldade para circular pelos vasos sanguíneos, provocando alterações no organismo.

De acordo com o Ministério de Saúde (MS), 3.500 crianças nascem com a doença por ano no Brasil e,  cerca de 200 mil pessoas apresentma o traço falciforma, ou seja, possuem apenas o gene da doença, sem desenvolver os sintomas.

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
www.hemoce.ce.gov.br