lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias IX Seminário dos Bolsistas do Proensino/ Sesa
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
IX Seminário dos Bolsistas do Proensino/ Sesa
Seg, 19 de Maio de 2014 09:17

alt

Aconteceu nesta sexta-feira (6), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, o IX Semninário dos Bolsistas do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede da Secretaria da Saúde do Estado (Proensino/Sesa). Durante o evento, três bolsistas fizeram apresentações mostrando suas experiências e compartilhando o conhecimento adquirido durante os meses que estagiaram no hemocentro. "Atualmente, eu trabalho na área de atenção básica de saúde, mas o tempo que passei  no Hemoce foi fundamental para a minha formação. Foram meses maravilhosos, de um enorme aprendizado, que só seria possível aqui, por ser uma área bem específica", disse Dayane Moreira, enfermeira e ex-bolsista do Hemoce.

Renata Custódio, durante os 12 meses de estágio, passou por todos os setores e falou na sua experiência com o setor de aférese, "É muito envolvente. Nós temos um contato maior com o paciente, eles conversam, compartilham um pouco da história de vida deles. Foi inesquecível", disse a formanda em enfermagem que teve seu estágio prorrogado por mais seis meses.  "Agora que vou ficar aqui por mais um tempo, estou pensando em fazer algum trabalho ligado à captação e fidelização de doadores, e espero que dê certo", finalizou Renata confiante.

Para finalizar o semináro, a bolsista de Farmácia, Kamila Rocha Maia,  apresentou o trabalho "Prevalência de HTLV I e II nos doadores de sangue de 2009 à 2012", orientado pela diretora de ensino e pesquisa do Hemoce, Vânia Barreto. O trabalho foi exposto no Congresso Brasileiro de Hemoterapia e Hematologia e Terapia Celular 2013 (HEMO).

O principal objetivo do PROENSINO-SESA é contribuir para a formação dos futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Os bolsistas selecionados trabalham uma carga horária de  20 horas semanais para dedicação às atividades da bolsa, em alguma unidade de saúde do estado. Tatyane Rebouças, uma das preceptoras do Proensino no Hemoce, disse que o estágio é fundamental para a vida profissional desses bolsistas independente da área que vão atuar futuramente. "Parabenizo vocês pelos relatos e por mostrarem perfeitamente como foi o trabalho de vocês. Vocês, além de aprendenrem, também contribuem com o nosso trabalho". disse a Tatyane.

 

--

 

Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308

 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5