lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Especialistas discutem no Ceará transplantes de medula óssea
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Especialistas discutem no Ceará transplantes de medula óssea
Ter, 06 de Maio de 2014 09:30

alt

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Científica (Ibrapec), realiza nesta quarta-feira, 7, às 20 horas, a abertura da XIV Jornada Cearense de Hematologia e Hemoterapia e do II Encontro de Transplante de Medula Óssea, no salão do auditório Palácio da Abolição. O evento ocorrerá até o dia 10 de maio no auditório do Hemoce, com abordagem de diferentes temas,  como  transplante, leucemia, medicina transfusional, aférese terapêutica e coleta automatizada de sangue, doença falciforme.

As palestras, ao longo dos três dias, serão ministradas por 41 especialistas em transplantes do país, e um médico norte-americano, da Universidade da Carolina do Sul (University of South Carolina). "A jornada é um compromisso do Hemoce com profissionais da saúde. Buscamos através dela a atualização cientifica, além de disseminar conhecimento e compartilhar experiências. Esse ano é a primeira vez que estamos realizando esse evento em parceria com o Ibrapec. Esperamos que seja ainda mais enriquecedor para os participantes", disse a diretora do Hemoce, Luciana Carlos.

Em fevereiro deste ano, o Hemoce realizou, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio o primeiro transplante de medula alogênico do Ceará. A paciente, de 29 anos, de Tabuleiro do Norte sofria de leucemia aguda e respondeu positivamente apresentando "pega de medula" (enxertia), o que significa que a medula está funcionando normalmente, no décimo dia após a realização do procedimento. De acordo com o Fernando Barroso, o segundo transplante está previsto para este mês de maio e a paciente também é uma mulher. Já o primeiro transplante de medula autólogo, o Hemoce foi autorizado a realizar pelo Ministério da Saúde desde 2008. De lá para cá foram feitos 127 procedimentos no Ceará.

As inscrições para a jornada podem ser feitas até o dia 6 de maio.

Instruções para Inscrição na Jornada

- O participante deverá preencher a ficha de inscrição (disponível para download no site do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br)
- O pagamento será através de depósito bancário identificado na conta do banco Santander
- O participante terá cinco dias úteis para efetuar o pagamento da inscrição, caso não seja feito, a inscrição será cancelada.
- Enviar para a secretaria executiva, a ficha devidamente preenchida e o comprovante de depósito por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou fax (85) 4011.1575 ou 3101.2274.
- A inscrição só será confirmada com o envio da ficha juntamente com o comprovante de pagamento. Caso seja enviados apenas a ficha ou o comprovante, a inscrição ficará em aberto.
- Certifique-se de que o e-mail informado na ficha esteja correto, pois todas as informações sobre o evento serão enviadas para o mesmo.




Luiza Dantas
Assessoria de Imprensa do Centro Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.hemoce.ce.gov.br
(85) 3101.2308




 

Calendário

Decembro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2