lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Celebrando a vida no Hemoce
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Celebrando a vida no Hemoce
Qui, 13 de Fevereiro de 2014 07:19

Esta quarta-feira (12), final de tarde, foi dia de festa no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce. Com direito a bolo, salgadinho, cachorro - quente, Matheus Rocha resolveu comemorar seus 23 anos no hemocentro. O estudante de Letras, que luta contra a leucemia desde 2011, promove frequentemente campanhas incentivando a população a realizar o cadastro como possíveis doadores de medula óssea. Matheus é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea - REDOME, desde 2009, dois anos depois descobriu que estava doente. Jovem, fala com carinho da sobre a formatura da faculdade, família e amigos e se mostra esperançoso em encontrar um doador compatível.

A iniciativa de fazer a festa de aniversário aqui no Hemoce foi da amiga Neiva Cardins, que participa ativamente no processo de conscientização quanto a importância do cadastro no REDOME. "Eu resolvi fazer isso para mais pessoas virem se cadastrar, porque nós sabemos o quanto é importante, não só para o Matheus, mas para todas as pessoas que estão precisando de um doador", disse Cardins. De acordo com Neiva, não é possível saber exatamente quantas pessoas já se cadastraram por conta das campanhas que realizam, mas sabe que é um bem que estão fazendo não só para o amigo, mas para muitas pessoas pelo mundo.

É necessário informar, cada dia mais, sobre a importância desse cadastro, pois quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de encontrar um doador compatível . Apenas 25% dos pacientes podem encontrar um doador compatível entre irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A chance de encontrar alguém compatível é de um a cada 100 mil pessoas. No Ceará, existem cerca de 6 mil pessoas aguardando um doador.

O Hemoce é responsável pelo cadastro de possíveis doadores de medula óssea desde 2000. Atualmente, a Hemorrede Estadual possui mais de 119 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para quem quiser se cadastrar, os pré-requisitos são:

- Ter entre 18 e 55 anos
- Não ter tido câncer
- Apresentar documento de identidade e comprovante de endereço

O cadastro pode ser feito em qualquer unidade do Hemoce (Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Hemonúcleo de Juazeiro do Norte), e também nas coletas externas que diariamente acontecem por todo o estado.


Para maiores informações: 3101.2300

--

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 3101.2308

 

Calendário

Março 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3