Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce é homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza
Hemoce é homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza
Qua, 27 de Novembro de 2013 21:00

Nesta quinta-feira (28/11), às 19h30min, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, será homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza. A solenidade é em comemoração aos 30 anos de funcionamento do hemocentro.

Além do Hemoce, pessoas que fizeram parte da construção dessa história também serão homenageadas: Dra. Luciana Carlos, média hemoterapeuta e diretora geral do Hemoce, Dr. Elias Geovanni Boutala Salomão, Médico e Secretário de Saúde do Estado do Ceará (1983 - 1986), Dr. Antonio Nóbrega Filho, médico e primeiro diretor do Hemoce, Dr. José Murilo de Carvalho Martins, médio hematologista, professor emérito da Universidade Federal do Cearpa (UFC) e ex- diretor do Hemoce, Dr. Ormando Rodrigues Campos, médico e ex-diretor diretor do Hemoce (1995 – 2003) e Dra. Vânia Barreto Aguiar Ferreira Gomes, farmacêutca, professora da UFC e atual diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce.

O Hemoce

No dia 23 de novembro de 1983 a primeira doação de sangue foi realizada na sede do Hemocentro Coordenador em Fortaleza. O primeiro doador voluntário foi José Calls Gaspar Júnior ou Dr. Cals, que era na época chefe do setor de Sorologia do Hemoce.

A partir desse histórico dia, o número de transfusões aumentou, o Hemoce ampliou seus serviços e se tornou o responsável pela atuação em âmbito estadual, no que se refere a Hemoterapia e Hematologia. Hoje, o Hemoce possui quatro Hemocentros Regionais (Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá), e um Hemonúcleo em Juazeiro do Norte.

Além das doações de sangue e de proporcionar tratamento para pessoas que possuem algum tipo de coagulopatia hereditária ou hemoglobinopatias, o Hemoce, desde o ano 2000, é responsável pelo cadastro de possíveis doadores a medula óssea, contabilizando 120 mil pessoas cadastrados no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome). Em 2008 começou a realizar o transplante autólogo de medula, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e esse ano, o Ministério da Saúde autorizou a realização do transplante de medula alogênico.

A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano.

Solenidade em comemoração aos 30 anos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce
Local: Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro) Horário: 19h30min

-- Assessoria de Imprensa do Hemoce
Luiza Dantas ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - 3101.2308