Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias XIII Semana Nacional do Doador de Órgãos
XIII Semana Nacional do Doador de Órgãos
Qui, 15 de Setembro de 2011 09:33

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), através da Central de Transplantes, realizará no período de 23 a 28 de setembro, a Semana Nacional do Doador de Órgãos. A iniciativa que tem caráter nacional, está em sua 13ª edição e tem por objetivo divulgar e esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos, bem como reduzir a fila de espera por um transplante.

Durante os cinco dias serão realizadas ações no intuito de divulgar a importância da causa,  nos órgãos vinculados a Sesa, além de atividades em locais públicos da capital cearense, em ação conjunto com os veículos de comunicação.

O Hemoce como unidade vinculada a Secretaria de Saúde do Estado estará presente na programação, divulgando e promovendo o serviço de cadastro para doadores de medula óssea tanto na Praça do Ferreira, dia 26 de setembro, como em toda a hemorrede  no período da campanha.

Dados

O Ceará, é destaque no ranking de transplantes realizados no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o estado só fica atrás de Santa Catarina e São Paulo em doações existentes por milhão da população. Em Santa Catarina, as doações efetivas da população ficaram em 26,0 no primeiro de 2011, São Paulo, por sua vez, atingiu 20,3 e o Ceará com 16,6, bem acima da média nacional de 10,4.

Ainda segundo o relatório do ABTO, o Ceará avançou duas posições e passou, no primeiro semestre deste ano, do terceiro para o primeiro lugar do Brasil em transplantes de fígado por milhão da população. Entre janeiro e junho de 2011, foram realizados no Estado 77 transplantes de fígado, 20 a mais que no mesmo período de 2010. Com esse número, o Ceará passou de 13,2 transplantes por milhão da população em todo o ano passado para 18,2 transplantes no primeiro semestre deste ano. Em números absolutos, o estado, só fica atrás de São Paulo, que realizou 340 transplantes de janeiro a junho.

No ano passado, o estado ficou em primeiro no Nordeste e terceiro do país em transplantes de coração, com 16 procedimentos realizados. No primeiro semestre deste ano, nos transplantes de coração por milhão da população o Ceará também avançou uma posição e assumiu a segunda colocação no país.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Data     Local /Horário                           Evento
23 de setembroAuditório Waldir Arcoverde/Sesa
9h às 12h
Solenidade de abertura da Campanha (Ato ecumênico em homenagem aos doadores de órgãos)
23 de setembroPolo de Lazer da Barra do Ceará
11h às 16h
Ação social da Rádio 100. Divulgação da doação de órgãos
24 de setembroPraça da Messejana
8h às 12h
Caravana da TV Diário. Divulgação da doação de órgãos
25 de setembroAvenida Beira Mar
Caminhada pela vida
26 de setembroPraça do Ferreira
8h às 13h
Ação social da Rádio 100. Divulgação da doação de órgãos. Doação de Sangue e Cadastro para Doadores de Medula Óssea (Hemoce).
27 de setembroHUWC - 10h
Praça do HUWC - 8h às 13h
Solenidade de reinauguração do Laboratório de HLA, no auditório do Hemoce. Homenagens aos destaques cearenses no transplante e mobilização social de divulgação da doação de órgãos (praça HUWC)
28 de setembroHospital Infantil Albert SabinPalestras e distribuição de informativos para usuários e funcionários
 Bloco E/ SesaEncerramento da Campanha: mobilização na Sesa com distribuição de informativos aos funcionários e visitantes

Obs: Programação sujeita a alterações.

Suzana de Araújo Mont'Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce