Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Torcidas organizadas em prol da doação de sangue
Torcidas organizadas em prol da doação de sangue
Qua, 31 de Julho de 2013 15:41

Em prol da vida! No próximo sábado, 3 de agosto, as torcidas organizadas dos times de futebol da capital cearense realizarão uma grande mobilização em favor da doação de sangue. A iniciativa faz parte do programa Gente Jovem Reunida - Nossa torcida é pela juventude, com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.  A ação, denominada Organizados pela Vida, deve reunir aproximadamente 200 jovens só neste sábado, a partir das 8h, na sede do Hemoce.

As torcidas organizadas são formadas, em sua maioria, por jovens com faixa etária que vai até 29 anos de idade. O Hemoce desde junho de 2011, com a publicação da Portaria nº 1.353, do Ministério da Saúde, que amplia a faixa etária da doação de sangue incluíndo os jovens de 16 e 17 anos, vem promovendo ações que sensibilizem os novos doadores. Portanto, a ação promovida pela juventude com apoio das torcidas organizadas dos times de futebol e da Prefeitura de Fortaleza representa uma grande força em prol do exercício da cidadania e da responsabilidade social através da doação de sangue.

Vale ressaltar, que os candidatos à doação  menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, onde o responsável legal é informado que o menor será submetido a exames clínicos e sorológicos, e que, somente o doador poderá receber os resultados dos exames realizados. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. O termo está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br) e na recepção do doador de toda hemorrede.

No referido termo, serão pedidas informações, como: número e tipo do documento apresentado (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), o número do CPF, a data de nascimento, a filiação e a assinatura (conforme o documento) do responsável e do menor. Como medida de segurança para o Hemoce e para o doador, o responsável, caso não possa comparecer ao local da doação, precisa anexar a cópia do documento apresentado. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).

Doação

Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto.

Suzana de Araújo Mont’Alverne ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3101.2308 / 8768.0618 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)