Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias II Oficina sobre Gespública do Hemoce Regional de Sobral
II Oficina sobre Gespública do Hemoce Regional de Sobral
Qui, 08 de Agosto de 2013 11:56

gespublica2013 sobral

O Hemoce Regional de Sobral, realizou no último sábado, 3 de agosto, no auditório Dr. Pessoa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a II Oficina sobre GesPública. O dia foi bastante proveitoso, com discussões e sugestões de melhorias, utilizando uma metodologia participativa com grupos de trabalho. Todas as questões dos oitos critérios de gestão - liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados - foram analisadas e debatidas. O GesPública é um programa que objetiva promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

Em 2012, o Hemoce implantou na hemorrede o Prêmio Excelência em Gestão obedecendo a estrutura do Prêmio Ceará Gestão Pública, de nível estadual. O Hemocentro Regional de Sobral recebeu a faixa bronze no ciclo 2012. Este ano o Hemocentro Coordenador, dando continuidade a esta prática, lançou o ciclo 2013 do Prêmio Excelência em Gestão, com a participação dos Hemocentros Regionais e Hemonúcleo.

O prêmio Gespública, é uma iniciativa do Governo do Estado, através da  Secretaria do Planejamento e Gestão, em parceria com o Comitê Gestor do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).

Entenda o GesPública

O GesPública é um programa que tem como missão “promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país”. Através da visão de futuro do programa, o intuito é fazer com que “até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão”. Ou seja, mudar a realidade da gestão pública no Brasil. E o Hemoce aderiu esse time. Desde agosto, o programa foi implantado e está sendo desenvolvido na hemorrede. A 1ª etapa que consta da auto-avaliação e criação de um plano de melhorias está sendo executada. Hoje, dia 30 de setembro, ocorreu a validação da etapa de auto-avaliação com a definição em plenária do plano de melhorias. A partir daí, as ações discutidas e determinadas continuarão a ser executadas em busca da excelência do trabalho da instituição.

Suzana de Araújo Mont'Alverne

Twitter: @Hemoce