lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza sorologia de hemocentros de outros estados
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza sorologia de hemocentros de outros estados
Qua, 10 de Outubro de 2012 10:33

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) iniciou esta semana a realização de testes de triagem de HIV e Hepatite C para as hemorredes do Piauí e Maranhão, utilizando a tecnologia de biologia molecular - Nat. A  implantação do Teste Ácido Nucleico (NAT) na Hemorrede pública do Ceará ocorreu em junho de 2012 e, a partir de agora o laboratório passa a receber também as amostras de doadores de sangue desses dois estados. 
 
O laboratório NAT do Hemoce foi escolhido pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados/Ministério da Saúde em razão da estrutura e capacidade de resposta do hemocentro coordenador de Fortaleza para ser Sítio Testador do NAT (SIT-NAT), sendo um dos 14 centros testadores implantados no país.  
 
O Hemoce já realizou o teste NAT de aproximadamente 650 amostras dos hemocentros do Hemopi e Hemomar, dos estados do Piauí e Maranhão respectivamente. Com a implantação do NAT, o Hemoce funcionará como uma central sorológica, que atenderá não somente a população cearense, bem como as populações dos estados já citados. Ocasionalmente, também atenderá a outros estados quando solicitado através da CGSH, por meio do Plano de Contingência criado para atender toda hemorrede nacional. 
 
O Hemoce preza pela confiança da população. Por isso, investe em novas tecnologias que possibilitam maior excelência e segurança do sangue distribuído em toda rede pública hospitalar do Ceará. A hemorrede estadual – composta por unidades em Fortaleza, Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte - atende a 184 municípios, 168 hospitais públicos, 126 hospitais privados com leitos SUS contratados e 62 agências transfusionais.
 
Entenda o Teste NAT
 
O NAT HIV/HCV Bio-Manguinhos é uma tecnologia desenvolvida para a detecção de ácidos nucleicos virais no período da janela imunológica ou fase inicial da infecção que precede a produção sistêmica de anticorpos. A Tecnologia de Amplificação de Ácidos Nucléicos (NAT) permite diminuir o risco residual transfusional para estes patógenos, reduzindo a janela de detecção destes vírus em doadores de sangue se comparado com os testes sorológicos (ELISA anticorpo ou antígeno ou testes ELISA combinados). Diferente dos testes sorológicos, o ensaio NAT não detecta a presença de anticorpos e sim o material genético do vírus, reduzindo a janela imunológica no caso do HIV DE 20-22 dias para 10 dias e HCV de 70 dias para 11 dias.
 

 

- - -
Suzana de Araújo Mont'Alverne

Assessora de Imprensa - Hemoce

Twitter: @Hemoce

Facebook: Hemoce (Oficial)

 

 

 

Calendário

Março 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3