lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce chama a atenção para o estoque de sangue no período de férias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce chama a atenção para o estoque de sangue no período de férias
Qua, 03 de Julho de 2013 14:35

alt 
 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pede a atenção da população para o estoque de sangue no período de férias. O mês de julho é um período tradicionalmente preocupante nos hemocentros de todo o país. Geralmente, a necessidade de transfusões cresce nos hospitais devido ao aumento do número de acidentes com o grande movimento de carros nas estradas, além das festas, que geram eventuais vítimas.

Além desses fatores, a mudança climática anunciada pela Funceme, órgão responsável pelo acompanhamento destas mudanças prevê chuva para os próximos dias o que preocupa ainda mais a diretoria do Hemoce. Segundo Dra. Luciana Carlos, diretora geral, junto com a quadra chuvosa vem as viroses, dengue, além de dificultar o acesso do doador às unidades de atendimento. "Sabemos que os próximos dias teremos uma queda no número de doações o que não é bom, pois estamos saindo de um período de feriados o que já ocasiou um impacto no estoque. Apesar de termos conseguido atender a demanda transfusional do estado a contento.", afirma. Atualmente todos os tipos sanguíneos estão bem abaixo do ideal, especialmente, os tipos A+, O+ e O-, e o número médio de doações diárias é de 100 doações, quando o ideal seria de 250 doações só no hemocentro coordenador.


Desde outubro do ano passado o Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, o que corresponde a assistência de 300 hospitais, 10 clínicas de hemodiálise e 64 Agências Transfusionais. São mais de 9 mil transfusões que acontecem em média por mês. O Hemocentro Coordenador, em Fortaleza é responsável pelo atendimento dos hospitais de maior complexidade e com maior necessidade de transfusões do estado, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF). Na região do Cariri e região norte, com o inicio dos funcionamento dos dois hospitais regionais, a demanda transfusional tem aumentado progressivamente, demandando novas ações de captação e sensibilização de doadores.
 

Nos próximos dias o Hemoce vai estar realizando coleta de sangue e cadastro de medula óssea nos seguintes locais:
 

- Dia 04 de julho, Quinta-feira, de 8h às 16h, na Praça do Ferreira
Rua Floriano Peixoto, s/n - Centro, Fortaleza/Ceará

- Dia 04 de julho, Quinta-feira, de 8h às 15h, no Salão Paroquial
Mombaça/Ceará

- Dia 04 de julho, Quinta-feira, de 8h às 12h, no PSF - Posto de Saúde do Programa de Saúde da Família
Salgado dos Machados/Ceará
 

- Dia 05 de julho, Sexta-feira, de 9h às 16h, no Posto de Saúde Carlos Antônio I
Rua 15, 279 - Centro, Maracanaú/Ceará
 

- Dia 05 de julho, Sexta-feira, de 8h às 13h, no Posto de saúde Dr. Miranda Tavares
Brejo Santo/Ceará
 

- Dia 06 de julho, Sábado, de 9h às 17h, na Igreja dos Mormons
Rua Marvin, 380 - Cidade dos Funcionários, Fortaleza/Ceará


Praça do Ferreira - Cadastro de medula óssea
Rua Floriano Peixoto, s/n - Centro, Fortaleza/Ceará

- Dia 06 de julho, Sábado, de 8h às 12h, no IVA
Rua Praça Eucalípto - Prédio do IVA, Tianguá/Ceará

- Dia 06 de julho, Sábado, de 7h30 às 14h30, no Centro Cultural Maria Cândido de Andrade
Rua Dr. Edson Guerra, 628 - Centro, Alto Santo/Ceará


Para conhecer o calendário de coletas externas de todo o mês de julho, acesse nosso site http://www.hemoce.ce.gov.br/index.php/coletas-externas


Para doar sangue é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

- - -
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Tel: (85) 3101.2308 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hemoce - Facebook: Hemoce (Oficial)

 

Calendário

Fevereiro 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 1 2 3 4 5 6