Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Estoque de sangue: estratégias em toda a hemorrede
Estoque de sangue: estratégias em toda a hemorrede
Seg, 23 de Maio de 2011 11:10

Para atender a toda a rede pública hospitalar do estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), precisa receber diariamente 250 doações para alcançar aproximadamente 5.500 doações mensais. Desde o inicio do ano a rede de hemocentros do Ceará vem juntando esforços para atender a demanda de transfusões em todos os hospitais públicos do estado. Tendo em vista a necessidade e as dificuldades, os hemocentros, buscam através de seus projetos regularizar as doações, assim como, fidelizar os doadores.

Para captar doadores, o hemocentro coordenador e os hemocentros regionais, mantém um calendário de coletas externas, onde a unidade móvel fica a disposição da população em variados pontos da cidade. Ainda com o intuito de aproximar o doador do Hemoce e tentar garantir que o número de doações seja satisfatório para atender a demanda, foi criada em agosto de 2010, a Caravana da Solidariedade. Para participar, basta que o interessado reúna um grupo de pessoas e entre em contato com a captação de doadores, através do telefone 3101.2300 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . agendando o dia da doação. O Hemoce fica responsável pelo transporte dos doadores.

Além disso, o Hemoce mantém uma rotina de sensibilização de potenciais doadores, com a realização de palestras em empresas, universidades, igrejas, entre outras instituições, além de manter o Projeto Empresa Cidadã e Escola Cidadã, onde as instituições conveniadas assumem o compromisso de realizar pelo menos duas campanhas de doação de sangue, por ano. Para fazer parte deste projeto as instituições devem entrar em contato com  a captação de doadores. Recentemente a Colméia, loja de artigos femininos, lançou uma campanha com o tema "Doe sangue, doe vida, Uma campanha pela vida" convidando a todas as suas clientes e funcionárias a abraçarem a causa da doação de sangue, e o Hemoce apoiou essa iniciativa que ajuda no processo de conscientização social.

Outra ação muito importante que o Hemoce desenvolve é o projeto "Doador do Futuro", que visa esclarecer crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares, acerca da ideia da doação de sangue, além de estimulá-las a serem futuros doadores, com a consciência do ato solidário que salva vidas. O projeto está ganhando espaço em todo Ceará, no último dia 30, o Hemocentro Regional de Sobral firmou uma nova parceria com as escolas municipais do bairro Sumaré, em Sobral-CE. O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação do muncipio. Para mais informações acerca desta iniciativa entre em contato com  a captação de doadores, através do telefone 3101.2300 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

As pessoas interessadas em fazer doações de sangue também podem se dirigir diretamente ao Hemoce. O Serviço de Agendamento de Doadores de Sangue está disponível pelo número 3101.2284, de segunda a sábado, de 8h às 16h. A coleta é feita das 7h30min às 18h30min durante a semana e, das 8h às 16h, aos sábados. Ainda é possível realizar a doação no posto de coleta, que fica situado no IJF, que durante a semana, funciona das 7h30min às 18h30min e nos finais de semana e feriados, de 13h às 17h30min.  Para doar basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

Escolha a sua forma de fazer parte da história de muitos pacientes que necessitam da sua solidaridade para viver. A doação de sangue é simples, dura em média 30min todo processo, desde o cadastro até a coleta, e não oferece risco algum para o doador.

Locais de doação:
Em Fortaleza:
- Hemocentro Coordenador: Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo - segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min e nos sábados de 8h às 16h.
-  Posto de Coleta no IJF: Av. Barão do Rio Branco, 1816, Centro - segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e nos sábados, domingos e feriados de 13h às 17h30min

No Interior:
Hemocentro de Sobral: de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h e nos sábados, de 8h às 12h.
Hemocentro de Crato: de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30 e nos sábados de 7h às 11h30min.
Hemocentro de Iguatu: de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.
Hemocentro de Quixadá: de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30min
Hemonúcleo de Juazeiro do Norte: de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30, e nos sábados, de 12h às 17h.

Suzana de Araujo Mont'Alverne
Assessora de Comunicação / Hemoce