lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Educar para Doar aborda doação de sangue de jovens menores de idade
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Educar para Doar aborda doação de sangue de jovens menores de idade
Qui, 27 de Dezembro de 2012 14:13

 

 

Dando continuidade à série Educar para Doar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), aborda hoje, quinta-feira, dia 27 de dezembro, o tema: doação de jovens menores de idade, com 16 e 17 anos. Os temas explicados nas reportagens são sugeridos por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.
 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), iniciou o atendimento aos jovens doadores em junho de 2011, logo após a publicação da Portaria nº 1.353, do Ministério da Saúde, lançada no mesmo período. Ficou estabelecido que o doador de sangue deve ter idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação.
 
Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, em que o responsável legal está ciente de que os testes de triagem laboratorial do doador somente poderão ser entregues ao próprio doador, não sendo permitida a entrega a terceiros nem aos seus responsáveis legais. A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. O termo de consentimento está disponível no site do Hemoce e na recepção do doador de toda hemorrede.
 
No referido termo, são pedidas informações, como: nome completo do responsável legal, número e tipo do documento oficial do mesmo(carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), nome completo do candidato à doação, número e tipo do documento, data de nascimento, filiação e a assinatura (conforme o documento apresentado) tanto do responsável legal como do candidato menor à doação.

 

 
Doação de sangue

 

 
Caso o candidato à doação tenha entre 16 e 17 anos de idade, o mesmo deve entregar o Termo de Consentimento do Responsável Legal para candidatos à doação de sangue entre 16 e 17 anos devidamente preenchido e assinado tanto pelo candidato como pelo seu responsável legal e apresentar um documento oficial com foto.
 
O responsável legal é o pai ou a mãe. Caso o responsável legal seja outra pessoa diferente dos pais (avós, tios, irmãos, etc), a cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional) é necessária.
 
Quando o candidato à doação vier acompanhado com o responsável legal, este deve apresentar o documento original para que seja comprovada a filiação.Quando o candidato à doação não vier acompanhado com o responsável legal, deverá trazer uma cópia do documento do responsável legal anexada ao termo de consentimento.

 

Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.
 
- - -
 
Suzana de Araújo Mont'Alverne
Assessora de Imprensa - Hemoce

 

 

 

 

Calendário

Decembro 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2