lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Educar para Doar aborda Hemofilia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Educar para Doar aborda Hemofilia
Qua, 14 de Novembro de 2012 11:58

 

A série Educar para Doar, publicada toda quinta-feira, excepcionalmente será lançada nesta quarta-feira, dia 14, devido ao feriado da Proclamação da Independência. E tem como tema: Hemofilia e a doação de sangue. A série segue os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, através da Portaria publicada em 13 de junho de 2011. As reportagens são sugeridas por doadores através de e-mail, telefone, ouvidoria do banco de sangue e redes sociais.

 

A Hemofilia é um distúrbio que impede a coagulação do sangue, favorecendo hemorragias e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com a patologia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos, controlam os sangramentos. 

 

 
O tipo mais comum de doença é a Hemofilia A em que há deficiência do Fator VIII da coagulação. Já a Hemofilia B, tipo menos comum, o indivíduo apresenta deficiência do Fator IX. A hemofilia é geralmente hereditária, significando que é transmitida através dos genes. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. 

 

Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. sangramento nos músculos e articulações, especialmente joelho, tornozelo e cotovelo. Podem ocorrer grandes hematomas, sangramentos espontâneos (sem razão aparente) e sangramento por um longo tempo após um ferimento, remoção dentária ou cirurgia e após um acidente.

 

 
Doação de sangue

 

O candidato à doação de sangue que apresenta a patologia é inapto definitivo à doação de sangue. Na próxima edição da série, quinta-feira, dia 22 de novembro,o Hemoce terá como tema: Sífilis. Tem alguma dúvida? O Hemoce responde por contas no facebook, através da fan page Hemoce (Oficial) e no twitter, @Hemoce.

 

 
Obs.: Os temas abordados tem revisão técnica das enfermeiras do Hemocentro Coordenador Juliane Girão e Stella Maia.

 

- - -
Suzana de Araújo Mont'Alverne
Assessora de Imprensa - Hemoce
 

 

 

 
 
 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5