lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Convênio regula estágios para instituições privadas de ensino
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Convênio regula estágios para instituições privadas de ensino
Qui, 01 de Julho de 2010 15:11

Um convênio único de cooperação técnica, didática e científica entre a Secretaria da Saúde do Estado, Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Faculdade Christus concluiu três anos de negociações para a regulamentação dos estágios curriculares dos alunos de medicina das duas instituições privadas nos sete hospitais da rede estadual de saúde. “O convênio regula o acesso dos alunos, atribuindo responsabilidades e obrigações às instituições conveniadas”, informa o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Pelo convênio, a Secretaria da Saúde estabelecerá o número de estudantes a serem admitidos por período e por campo de estágio, garantindo que o número de vagas oferecidas será limitado à capacidade instalada da rede de unidades hospitalares, nos percentuais de 50% para instituições públicas estaduais de ensino, 35% para federais e 15% para instituições privadas. Vagas ociosas não ocupadas pelas instituições públicas serão destinadas às instituições privadas.

As instituições de ensino serão responsáveis pela seleção dos candidatos a estágios na rede pública. Para início da realização do estágio, será lavrado Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante e a Secretaria da Saúde, com interveniência da instituição de ensino, representada pelo coordenador do curso de medicina. As instituições privadas deverão viabilizar, ainda, o acesso de estudantes de instituições de ensino superior públicas às atividades científicas desenvolvidas pelo curso de medicina nas instalações da Secretaria da Saúde.

O convênio firmado com a Unifor e a Faculdade Christus servirá de modelo para novos instrumentos de cooperação que poderão ser firmados com instituições particulares de ensino, tanto para cursos de medicina quanto para outras áreas da saúde. O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional da Zona Norte, em Sobral, que o Governo do Estado vai entregar à população, também se tornarão campo de ensino e aprendizagem para os futuros profissionais que estudam em cursos da área de saúde nas duas regiões.


Fonte: Site da Secretaria da Saúde do Estado
 

Calendário

Agosto 2020
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5