Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Icasa e Guarani aderiram a campanha Torcedor Sangue Bom
Icasa e Guarani aderiram a campanha Torcedor Sangue Bom
Sex, 03 de Maio de 2013 09:53

O Hemocentro Regional de Crato, juntamente com os representantes da Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa e do Guarani Esporte Clube, realizaram na manhã de ontem, 2 de maio, na recepção do doador do hemocentro, a coletiva de adesão dos clubes a campanha Torcedor Sangue Bom, do Ministério da Saúde. A iniciativa visa incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros e aumentar os estoques dos hemocentros, antecipando a possibilidade de queda no número de doações durante o período de férias.

A campanha tem ainda como objetivo estimular as doações no mês de maio para atender os turistas durante a Copa das Confederações. Durante a coletiva, estiveram presentes o assessor de comunicação do Guarani, Luciano Basílio, o presidente do Icasa, Francisco Paz de Lira e o jogador Adalgiso Pitbull.

Cerca de trinta times brasileiros aderiram a mobilização. O Estado é representado pelo Ceará Sporting Club, o Ferroviário Atlético Clube, Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa e do Guarani Esporte Clube. O Hemoce agradece aos times pela iniciativa e conta o apoio dos torcedores na campanha pela vida!

Torcedor, vista a camisa do seu time de coração e mostre que vocês fazem parte da corrente pela vida! Identifique-se como participante da campanha Torcedor Sangue Bom. A identificação é importante para o registro da doação.

Campanha

Com a campanha, o Ministério da Saúde objetiva ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Atualmente, dois por cento (2%) da população brasileira tem o hábito de doar sangue e o número de coletas chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o governo federal trabalha para chegar ao índice de 3%.

Quem pode doar sangue:

- Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.
- O doador deve pesar mais de 50 quilos e precisa apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

Recomendações:

- Não doar em jejum
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Evitar fumo e comidas gordurosas

Suzana de Araújo Mont’Alverne ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 3101.2308 / 8768.06.18 / 9663.2344)
Twitter: @Hemoce
Facebook: Hemoce (Oficial)