lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Assessoria de Comunicação Notícias Hemoce realiza atendimento as gestantes para doação de sangue de cordão umbilical
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hemoce realiza atendimento as gestantes para doação de sangue de cordão umbilical
Seg, 04 de Fevereiro de 2013 00:00

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza desde outubro do ano passado,  através do Banco de Sangue Umbilical e Placentário do Ceará (BSCUP) atendimento as futuras mães interessadas em tirar suas dúvidas acerca da doação do sangue do cordão umbilical e placentário. A iniciativa visa esclarecer as dúvidas das mães que tem a chance de oferecer mais possibilidades de cura para pacientes que esperam por um transplante de medula óssea. Desde o início do serviço, vinte e uma (21) mães foram atendidas.

 

O serviço funciona da seguinte forma: a mãe interessada em tirar suas dúvidas sobre a doação deve entrar em contato com os profissionais do BSCUP, através dos telefone (85) 3223.4868 e agendar a sua visita, que acontecerá sempre as segundas-feiras, das 14h às 17h. Vale ressaltar que o atendimento só será realizado mediante o agendamento.

 

Doação

 

A coleta das células tronco do cordão umbilical e placentário é um procedimento simples e que não traz riscos para mãe e nem para o bebê. A coleta é realizada logo após o parto quando o obstetra “corta” o cordão umbilical separando a mãe do bebê. Neste momento o enfermeiro faz a coleta do sangue presente no cordão umbilical com uma agulha conectada à uma bolsa estéril.

 

As células tronco surgem no ser humano ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico. Essas células têm duas características distintas: elas conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características; conseguem diferenciar-se, ou seja, transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos. Essa é a célula que efetivamente substituímos quando realizamos um transplante de medula óssea.

 

Informações


Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP): 3223.4868

- - -
 
Suzana de Araújo Mont'Alverne

Assessora de Imprensa - Hemoce

 

Calendário

Março 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3