lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Ensino e Pesquisa Apresentação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Apresentação

ENSINO E PESQUISA

A Divisão de Ensino e Pesquisa do HEMOCE é responsável pela assistência e formação profissional de estudantes das diversas searas da saúde. Atua diretamente com os alunos da Pós-Graduação em Hemoterapia e Hematologia, atende às demandas de estágio curricular obrigatório de Instituições de Ensino Superior, Técnico Profissionalizante conveniadas a rede SESA e recebe estudantes de graduação do Programa de Ensino e Serviço do Governo do Estado do Ceará (PROENSINO).

 

ESTÁGIO

Estágio Curricular Obrigatório

Seguindo os requisitos previstos na Lei do Estágio, número 11.788/2008, o HEMOCE recebe estagiários de ensino, superior e técnico, objetivando promover o conhecimento desenvolver competências e habilidades para a sua formação profissional.

Formações: Medicina - Biomedicina - Enfermagem - Farmácia - Serviço Social – Psicologia – Pedagogia e Técnico em Análises Clínicas

Estágio Curricular da Pós-Graduação em Hematologia e Hemoterapia Multiprofissional.

O curso é desenvolvido pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará- UECE, a Especialização já formou sua terceira turma em a quarta turma está em andamento. Além de promover o novo conhecimento a população acadêmica a especialização tem sido favorável a qualificação dos profissionais do HEMOCE.

Graduações: Biomedicina - Enfermagem - Farmácia - Medicina

 

PROENSINO

O Programa de Bolsa de Incentivo à Educação da Secretaria do Estado do Ceará tem como proposta aproximar as universidades das redes de atenção de saúde do estado promovendo a construção e troca de saberes entre o serviço e o ensino, visando contribuir com a formação dos futuros trabalhadores do SUS.

Formações:  Enfermagem - Farmácia - Serviço Social – Biblioteconomia- Jornalismo


LIGA DE SANGUE 

Atividade de extensão que visa a desenvolver e aprimorar competências e habilidades dos estudantes. Para tanto, realiza-se acompanhamento ambulatorial e manejo clínico dos eventos agudos, sob supervisão de um profissional da medicina 

Formação: Medicina

Áreas de Estágio


DOADORES- CICLO DO SANGUE – Captação de doadores, recepção, pré-triagem, triagem, coleta de sangue convencional e por aférese, Sorologia, NAT, imunohematologia, hemoglobina, controle de qualidade, processamento, distribuição e transfusão.

PACIENTES – AMBULATÓRIOS DE COAGULOPATIAS E HEMOGLOBINOPATIAS /Laboratório de Hematologia, Coagulação, mielograma e  bioquímica


VISITAS TÉCNICAS

Consiste na apresentação do fluxo de funcionamento do ciclo do sangue no HEMOCE . Para tanto, os estudantes do nível técnico e superior serão encaminhados a uma sala de aula para assistirem uma exposição dialogada sobre o assunto e depois irão transcorrerem por todos os setores, desde a captação de doadores recepção triagem, coleta, laboratórios de sorologia, imunohematologia, processamento, distribuição e transfusão, acompanhado de um profissional da instituição que fará esclarecimentos acerca do processo de doação de sangue e medula óssea.


Objetivos

E levar aos estudantes a vivência dentro do processo técnico com o objetivo quebrar mitos ainda existentes na doação de sangue bem como despertar através do conhecimento o compromisso de cidadão quanto a responsabilidade social e técnica que será exercida na sua formação acadêmica.


Público alvo

Estudantes de nível médio, superior e profissionais de Saúde públicos e privados e grupos sociais que tenha interesse.


Informações importantes

A solicitação de visita técnica está disponível para as intuições de ensino conveniadas a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará pela plataforma das práticas de ensino. As demais unidades de ensinos públicas e privadas e ou grupos sociais e da saude que tenha interesse, poderá solicitar através de ofício via Email – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Capacidade para atendimento: grupos de 15 alunos


Horário de atendimento

segunda a sexta-feira de 09h às 11h – 14h às 16h

 

Calendário

Abril 2021
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1