Hemoce mantém certificação da ISO 9001
Ter, 01 de Setembro de 2020 16:04

Entre os dias 25 e 30 de agosto, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebeu pelo segundo ano consecutivo à auditoria de manutenção da ISO 9001, referente ao Hemocentro de Fortaleza e os Hemocentros Regionais de Crato e Sobral. A auditoria comprovou que a certificação alcançada em 2018 deve ser mantida, mantendo os critérios de qualidade, excelência e padronização dos serviços.

O auditor Eduardo Tortorette, da empresa QMS Certification Services, organização de origem australiana com atuação global que atesta a qualidade no padrão ISO, foi o responsável em realizar a auditoria das unidades do Hemoce. Na ocasião, o auditor elogiou a atuação do Hemoce na pandemia, citando o fortalecimento das atividades do hemocentro, além da ampliação do seu serviço, que permitiu fornecer um importante suporte a rede SUS.

Na manutenção foram avaliados, setores do ciclo do sangue como triagem, pré- triagem, coleta, armazenamento, processamento, imuno-hematologia, captação de doadores, ambulatório de transfusão, laboratórios e áreas de apoio. Durante a avaliação é verificado se as áreas auditadas mantém os critérios de qualidade e segurança em padrões internacionais. Em todas as áreas o Hemoce obteve êxito em seus processos e não apresentou nenhuma não-conformidade.

Hemoce tem selo da ISO desde 2012

O Hemoce é certificado pelo ISO desde 2012. Nos anos de 2015 e 2018 o hemocentro foi recertificado.  Para manter o padrão de qualidade da ISO são feitas auditorias de manutenção duas vezes no período de três anos. Com a recertificação, o Hemoce recebeu a primeira manutenção em 2019 e segunda este ano, que por mais uma vez obteve êxito na auditoria. Natalícia Azevedo, coordenadora da qualidade da Hemorrede, destaca a relevância da manutenção para o Hemoce. “A importância da certificação de um sistema da qualidade com essa grandeza é conferir a instituição uma busca continua em melhorar seus processos com organização, planejamento e padronização, onde o objetivo é alcançar a excelência continuamente”.

Certificação

O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001, versão 2008 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo (áreas para análises) foi ampliado e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza. Em 2018, com a nova atualização da ISO 9001:2015, o Hemocentro de Fortaleza renovou a certificação e conquistou a certificação dos Hemocentros Regionais de Sobral e Crato. A certificação da norma ISO é conferida a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da Norma Internacional foram atendidos.

Norma ISO

A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços através de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).

A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total.

Assessoria de Comunicação do Hemoce

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Setembro 2020