lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial O que é Hemofilía?
Hemofilia: como proceder
Qui, 13 de Outubro de 2011 12:52

O QUE É HEMOFILIA?


Hemofilia é uma doença genética que ocasiona sagramentos. As pessoas com hemofilia não sangram mais rápido que o normal, mas sim por mais tempo. O sangue da pessoa com hemofilia não contém os fatores VIII ou IX da coagulação em quantidade suficiente para interromper o sangramento. Esses fatores são proteínas do sangue que, junto com outros elementos controlam os sangramentos.

O tipo mais comum de hemofilia é a Hemofilia A. Isso significa que a pessoa não tem o Fator VIII(8) da coagulação em quantidade suficiente. O tipo menos comum é chamado de Hemofilia B, que significa que o indivíduo não tem o Fator IX(9) em quantidade suficiente. O resultado é o mesmo para hemofilia A e B, ou seja, sangramento por mais tempo que o normal.

COMO AS PESSOAS ADQUIREM HEMOFILIA?

A hemofilia é geralmente hereditária, significando que é transmitida geneticamente. Os genes carregam mensagens sobre como as células do corpo se desenvolverão, como um bebê crescerá até a idade adulta. Eles determinam a cor dos cabelos e dos olhos das pessoas, por exemplo.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE HEMOFILIA?

- Sangramento nos músculos e articulações, especialmente joelho, tornozelo e cotovelo.
- Grandes hematomas.
- Sangramentos espontâneos (sangramentos internos sem razão aparente).
- Sangramento por um longo tempo após um ferimento, remoção dentária ou cirurgia e após um acidente.

PONTOS IMPORTANTES PARA PESSOAS QUE VIVEM COM HEMOFILIA

1. Trate o sangramento rapidamente!
Quando você para o sangramento rapidamente, você tem menos dor, menos risco de danos nas articulações, nos músculos e no organismo e precisará de menos tratamento para controlar o sangramento.

2. Mantenha-se em forma!
Os músculos fortes ajudam a proteger você dos problemas articulares e sangramento espontâneos (sangramento sem razão aparente). Pergunte ao seu médico ou ao fisioterapeuta quais esportes e exercícios são melhores para você.

3. Não tome medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico!
O ácido acetilsalicílico pode causar mais sangramento. Outras drogas também podem afetar a coagulação. Sempre pergunte a seu médico quais medicações você pode tomar. Exemplos de medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico: AAS, Melhoral, Aspirina, Sonrisal.

4.Faça o acompanhamento da hemofilia regularmente
A equipe multidisciplinar do centro de tratamento de Hemofilia auxiliará você no acompanhamento da sua saúde.

5. Evite injeções intramusculares
A injeção intramuscular pode causar sangramentos musculares. Contudo, as vacinas são importantes e muitas são feitas por via intramuscular: converse com seu médico. Muitas medicamentos podem ser administradas pela boca ou injetadas na veia.

6. Cuide dos seus dentes
Para prevenir problemas, siga os conselhos do seu dentista. Tratamentos dentários e cirurgias podem causar grandes sangramentos.

7. Tenha em mãos a identificação do Centro de Tratamento de Hemofilia com as informações sobre a sua saúde
O Centro de Tratamento de Hemofilia deverá fornecer a você um cartão de Identificação de Hemofilia, para ser levado sempre com você.

8. Forneça à escola de seu filho as informações necessárias sobre a Hemofilia e de como lidar com as situações e emergências que porventura acontecerem.
O problema mais comum de ocorrer na escola é o sangramento nasal.

9.Consulte regularmente o seu Serviço de Hemofilia, no Hemoce.
Ao notar qualquer anormalidade, você deve procurar orientação médica imediatamente; quanto mais rápido for iniciado o tratamento, menos o tempo que continuará sangrando e menores as complicações.

A hemofilia é tratada, na maioria dos casos, repondo o fator de coagulação deficiente. O tipo de fator a ser reposto varia de acordo com o tipo de hemofilia. Se a hemofilia é A, usa-se o fator VIII e se é B, o fator IX. O tempo que os fatores ficam no organismo é muito curto e em poucos dias ou horas eles já se foram.


O QUE PODE SER USADO PARA MELHORAR A DOR?

Não tome qualquer remédio sem se informar o que ele contém. O paracetamol ou Acetaminofen geralmente é recomendado como analgésico seguro para indivíduos com hemofilia. Dipirona também pode ser usada. Siga as instruções cuidadosamente e tome somente a dose recomendada.

Nunca tome qualquer produto que contenha aspirina ácido acetilsalicílico (AAS). A aspirina interfere na coagulação. Muitos remédios populares, como o Sonrisal contém aspirina, por isso sempre leia o rótulo ou a bula antes de tomar qualquer remédio.Medicamentos antiinflamatórios, como diclofenaco também podem interferir na coagulação.

Se você tiver um traumatismo na cabeça ou sintomas de uma hemorragia na cabeça, não tome remédio de dor a não ser com orientação médica, pois isso pode mascarar os sintomas e tornar difícil para se diagnosticar a gravidade do caso.

NÃO DEVEM SER UTILIZADOS, ASPIRINA E DERIVADOS.

Exemplos:

AAS Melhoral
Àcido acetilsalicílico Migrane
Alidor Persantin
Aspirina Procor
Alka-seltzer Posdrink
Bufferin Persantin
Cibalena Coristina D
Cheracap

Sedagripe

Doloxene Sonrisal
Doril Superhist
Engov Somalgin
Ecasil Vasclin
Hebrin
Ronal

PODEM SER UTILIZADOS

- Antitérmicos e Analgésicos derivados da dipirona, acetaminofen ou paracetamol
Exemplos: Magnopyrol, Novalgina, Tylenol, Eraldor, Dôrico.

- Analgésicos derivados do ácido mefenâmico
Exemplo: Ponstan

- Analgésicos derivados da codeína, com prescrição médica.
Exemplo: Tylex

- Antiinflamatórios. Os mais indicados, com orientação médica e por tempo limitado, são os ''Cox 2 seletivos''. Também com recomendação médica e por tempo limitado podem ser usados o Ibuprofeno e o Propoxifeno.

 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2